Nos dias de hoje, ter equipamentos eletrônicos ligados durante o dia todo é algo comum.
Além da geladeira, normalmente muitas pessoas deixam outros aparelhos como computador, modem ou até mesmo televisão ligados durante o dia quase todo.
As casas mais novas tem instalações elétricas que suportam a demanda desses aparelhos sem nenhum problema, entretanto, as instalações antigas podem acabar sofrendo com sobrecarga, afinal, elas não foram feitas pensando em tantos eletrônicos conectados.
A sobrecarga da rede elétrica é um problema presente em muitos imóveis que afeta de forma negativa o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, afinal, ninguém gosta de ter a energia falhando toda vez que liga um aparelho a mais.
Instalações elétricas projetadas da forma correta geralmente não sofrem muito com essa carga extra, porém, dependendo da sobrecarga pode acabar ocorrendo queima de fusíveis ou desarme de disjuntores.
Nesses casos o melhor a fazer é chamar um eletricista qualificado para fazer uma adequação da sua rede e sanar o problema.
Felizmente existem também algumas dicas que você pode seguir para não sobrecarregar a sua rede elétrica e evitar prejuízos e problemas de segurança para a sua família.
Dicas para não sobrecarregar a sua rede elétrica
- Fios expostos, pendurados ou desencapados são sempre sinal de alerta. Eles geralmente são uns dos primeiros sinais de que a sua instalação tem algum problema sério como risco de curto ou foi feita de qualquer jeito. Caso encontre a fiação dessa maneira, entre em contato com um eletricista o quanto antes para que ele possa avaliar o problema e encontrar a melhor solução.
- Quando for instalar equipamentos mais fortes como ar-condicionado, motor para piscina ou um chuveiro elétrico, sempre procure um técnico para avaliar a instalação elétrica da residência. Pode ser que a rede não esteja preparada e precise de ajustes. Caso contrário, os problemas de sobrecarga serão frequentes.
- Na falta de tomadas, muitas vezes recorremos ao uso de extensões e benjamins. A redução do uso desses acessórios é algo que ajuda muito na hora de evitar a sobrecarga da elétrica.
- Residências antigas são as que mais sofrem com problemas de sobrecarga no sistema elétrico. É recomendável realizar uma avaliação completa da rede elétrica a cada cinco anos para encontrar os principais problemas e repará-los o quanto antes.
- Se os fios e cabos estão superaquecendo o ideal é chamar um eletricista para fazer uma avaliação. Geralmente isso ocorre quando a instalação da residência não está adequada para as necessidades dos seus moradores.
- Ao adquirir eletrônicos, sempre verifique se a sua intensidade de corrente elétrica é compatível com a do imóvel. Eletrônicos e eletrodomésticos em excesso geralmente causam problemas de sobrecarga na rede.
Além de evitar a sobrecarga, seguindo essas dicas você evitará o risco de incêndios ou perdas de equipamentos.
Dicas para economizar energia
Outra forma de evitar a sobrecarga da rede é seguindo dicas simples de economia de energia.
Além de ajudar a manter a segurança da sua família e da rede elétrica da sua residência, também é possível economizar uma graninha no final do mês.
- Sempre opte por cores claras na hora de pintar a parede e o teto. Elas ajudam a iluminar o ambiente fazendo com que não seja necessário o uso de lâmpadas tão potentes.
- Aproveite o máximo possível da iluminação natural, durante o dia deixe as janelas abertas. Se for utilizar cortinas, dê preferência ás mais claras que deixam passar luminosidade.
- Em ambientes que precisam de mais iluminação, utilize lâmpadas fluorescentes, elas iluminam bem mais do que as incandescentes.
- No verão, sempre deixe a chave do chuveiro na posição “verão”.
- Não guarde alimentos quentes na geladeira, pois isso fará com que ela passe a consumir muito mais energia.
- Não deixe a geladeira perto de fontes de calor como o fogão ou em lugares que bate sol.
- Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Procure sempre pensar nos alimentos que irá pegar antes e só deixe a porta aberta pelo tempo necessário.
- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados. Alguns deles podem continuar consumindo energia mesmo desligados. Um exemplo disso são os carregadores de celular.
- Procure usar eletrodomésticos como máquinas de lavar e ferro de passar roupa de uma única vez. Acumule a maior quantidade de peças possível para ter um bom intervalo entre um uso e outro.
Está tendo problemas com sobrecarga da rede elétrica? Conte com os serviços de eletricista da Esgotecnica! Temos profissionais técnicos qualificados para resolver o seu problema com eficiência e preço justo. Entre em contato com a gente para marcar uma visita.