Assim como todo imóvel precisa de um sistema hidráulico, seja uma casa, apartamento, ou indústria, o sistema elétrico também é necessário, exigindo não apenas instalação, mas manutenção. Se você deseja saber o que faz um eletricista, isto é, quais os serviços de elétrica por ele realizados, neste post vamos abordar as principais funções e atribuições desse profissional.
O que faz um eletricista?
Provavelmente, você já precisou de um eletricista, seja porque o chuveiro pifou, para instalar uma tomada, ou porque a fiação elétrica estava dando algum tipo de problema.
Acontece que em relação a o que faz um eletricista, as funções desse profissional vão bem além de reparos elétricos, mas envolvem também a manutenção preventiva de problemas relacionados à eletricidade. O eletricista repara e substitui componentes elétricos, ajusta peças e simula como os equipamentos elétricos e eletrônicos devem funcionar.
Por estarmos falando de energia elétrica, é importantíssimo que um profissional seja chamado para avaliar e resolver quaisquer questões nessa área em virtude dos riscos envolvidos. Uma fiação em curto-circuito, por exemplo, além de choques elétricos, pode acarretar em incêndio, colocando sua vida e a de todos no imóvel em risco.
Além disso, no caso de questões não tão agravantes, podemos citar uma conta de energia muito alta sem justificativas aparentes, o que pode estar relacionado ao dimensionamento dos fios, entre outras causas. Nessa situação, o que faz um eletricista? Identifica a raiz do problema, realiza o conserto necessário e, assim, você não tem que pagar pela energia que sequer está consumindo.
Problemas elétricos comuns em residências
Quando falamos a respeito de rede elétrica, o fato é que há problemas distintos que podem acontecer, isso não apenas em residências, mas em indústrias e comércios em geral. Uma das principais razões do porquê as panes elétricas acontecem é a idade da rede elétrica, muito antiga, ou algum problema de instalação.
À medida que você adquire novos equipamentos eletrônicos, por exemplo, isso pode influenciar (e normalmente influencia) no funcionamento da rede elétrica, que foi elaborada para suportar um limite específico de tensão.
Supondo que você tenha muitos aparelhos eletroeletrônicos e decida instalar um chuveiro de última geração. Isso pode acabar exigindo uma quantidade de energia superior ao que sua rede elétrica pode suportar e, como consequência, você tem os disjuntores caindo toda vez que liga o chuveiro.
Precisa de um eletricista: Conte com nossos serviços elétricos
De fato, eletricidade não é brincadeira e toda questão relacionada a problemas elétricos exige a presença de um profissional. Agora que você já sabe o que faz um eletricista, conte com nossos serviços prestados em toda São Paulo, desde a zona norte, sul, leste e oeste.
Contamos com uma equipe de eletricistas em SP qualificados e preparados para te ajudar em toda e qualquer situação relacionada a problemas elétricos. Portanto, não hesite em nos contatar para tirar suas dúvidas, receber maiores informações e, é claro, caso necessite de um orçamento sem compromisso, pois estamos à sua total disposição!