Os disjuntores são equipamentos importantíssimos para qualquer imóvel que conte com energia elétrica. Essas peças, obrigatórias em qualquer instalação, são responsáveis por evitar curtos-circuitos e mitigar a chance de acidentes que podem acabar causando grandes prejuízos.
Para trazer mais segurança para nossos clientes, a Esgotecnica está trazendo um guia rápido e prático de como trocar um disjuntor. Porém, recomendamos que os reparos na rede elétrica sempre sejam feitos por profissionais.
Por isso, conte com a Esgotecnica eletricista em São Paulo e Litoral para resolver diferentes tipos de problemas!
Temos profissionais altamente treinados para oferecer o melhor atendimento em toda a região e garantir a sua segurança e tranquilidade! Portanto, se você quer ter o melhor serviço de eletricista em São Paulo, entre em contato com a gente!
Com esse aviso, podemos seguir com o guia ensinando a como realizar a troca do disjuntor para a sua residência de forma simples.
Quando é necessário trocar um disjuntor?
Um disjuntor pode apresentar uma série de problemas diferentes. Quando esses problemas surgem é necessário realizar a troca da peça. Porém, é importante saber identificar quando é necessário a troca do equipamento.
Bom, o problema mais grave que um disjuntor pode apresentar é quando ele para de ligar. Isso quer dizer que, mesmo quando ele está na posição ligado ele ainda não realiza a passagem de energia, deixando tudo desligado.
Esse é um problema fácil de ser identificado. Caso a energia elétrica esteja chegando até o disjuntor normalmente (facilmente medido com chave medidora) mas não está saindo do equipamento, então ele está queimado.
Nesses casos é necessário realizar toda a troca do equipamento, o que é ne verdade, um procedimento bem rápido.
Outro problema recorrente do disjuntor é quando ele desarma demais. Mas Cuidado! Esse pode ser sinal de que algo não está certo com a sua rede elétrica.
Disjuntor desarmando de mais, preciso trocar?
O disjuntor pode apresentar um defeito mecânico na sua trava, fazendo com que ele desarme sem o acionamento do sistema de segurança.
Uma maneira de testar se há problema no sistema mecânico do disjuntor é armá-lo e fazer uma leve pressão na alavanca com o dedo. Se ela desarmar facilmente, então há um defeito no sistema e ele precisa ser trocado.
Caso ele não desarme durante esse teste então o problema está na rede! O disjuntor está desarmando porque algo está causando o superaquecimento da peça e ele está fazendo o trabalho de proteger você e o imóvel.
Não adianta simplesmente trocar o disjuntor nessas situações, é necessário consertar a causa do problema.
Como trocar um disjuntor – Ferramentas e passo-a-passo
Para trocar um disjuntor você vai primeiro vai precisar das ferramentas para o trabalho. Felizmente são necessárias poucas coisas. Recomendamos o uso de:
- Chave Phillips
- Luva de proteção
- Chave de fenda
- Chave de teste
- A primeira coisa a se fazer é detectar qual o disjuntor que está apresentando o problema e que precisa ser trocado.
- Uma vez detectado, desligue a chave geral de energia para evitar acidentes. Agora é possível realizar a troca.
- A grande maioria dos disjuntores ficam em um compartimento de fácil remoção. Portanto, desparafuse o parafuso que prendem os fios de entrada e de saída. Lembre-se de marcar bem a posição dos fios, já que o próximo disjuntor precisa ser instalado da mesma maneira.
- Ao retirar os parafusos o disjuntor vai ser desencaixado de maneira fácil, basta retirá-lo do local.
- Coloque o fio de entrada e de saída de energia na peça nova e parafuse. Lembrando de colocar na mesma posição que estava antes.
- Encaixe o disjuntor no seu lugar correto e pronto!
- Ligue novamente a energia e use a chave teste para ver está tudo como deveria.
Algumas observações:
- É importante que o disjuntor novo tenha a mesma capacidade do antigo. De preferência leve o antigo para a loja onde vai comprar o novo, assim você evita problemas.
- Os parafusos dos fios devem estar muito bem apertados. Parafusos frouxos causam mal contato e superaquecimento, prejudicando os fios, o disjuntor e podendo até mesmo riscos ao imóvel.
- Sempre muito cuidado ao realizar reparos dos disjuntores, a energia elétrica é sempre muito perigosa!
Conte com ajuda profissional!
Apesar de ser uma substituição simples, a energia elétrica é bastante perigosa e muitas vezes é melhor contar com ajuda profissional para evitar quaisquer riscos para a saúde.
Para isso, conte com a Eletricista Esgotecnica para garantir um serviço de qualidade e de muita segurança!
Atuamos 24h em São Paulo, Litoral e várias outras partes do estado. Nossos clientes podem sempre contar com o melhor atendimento e com a melhor execução do nosso trabalho.
Portanto, se você precisa trocar o disjuntor ou qualquer outro tipo de reparo, conte com os nossos serviços!
Com a gente você não tem dor de cabeça, apenas a solução de seus problemas.