Em dezembro de 2022, a Enel, concessionária de fornecimento de energia elétrica, anunciou e formalizou medidas a serem adotadas no verão, em atenção aos problemas decorrentes das chuvas intensas entre os meses de janeiro e março. A concessionária, que atende aos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará, lançou o Plano Verão Enel 2023. Saiba mais!
Plano Verão Enel 2023 São Paulo
Apenas no estado de São Paulo, onde a Enel é responsável pelo fornecimento de energia a 24 municípios, com quase 8 milhões de unidades consumidoras, foi investido um total de 1.26 bilhões no Plano Verão Enel 2023.
Uma das medidas tomadas pela concessionária foi a transferência do Centro de Operações da empresa da cidade de Alphaville para a capital, onde funcionará um edifício mais moderno.
Aliás, modernizar a manutenção da rede elétrica, o atendimento aos clientes em casos de falta de energia e agilizar a restauração da energia elétrica em casos de interrupção são ideias centrais no Plano Verão Enel 2023.
Investimento milionário
A concessionária investiu 318 milhões na ampliação de novas tecnologias, especialmente no self healing e nos equipamentos de telecontrole. Esses sistemas permitem que o acesso à rede elétrica seja feito de modo remoto, do próprio Centro de Operações.
Trata-se de uma tecnologia que poupará muito desgaste e prejuízo aos consumidores e agilizará a atuação da empresa: no caso de interrupção do fornecimento por conta das chuvas e acidentes, o que costumava levar horas será feito em minutos.
Já em manutenção, a empresa investiu 593 milhões no Plano Verão Enel 2023. Parte do montante foi para novas tecnologias e parte para o treinamento dos profissionais. Já estão sendo realizadas as primeiras inspeções preventivas com uso de helicópteros e drones. Além disso, foram feitas quase 350 mil podas de árvores prevenindo a obstrução da fiação, através de um sistema robotizado.
Os usuários já sentem os efeitos das mudanças. Os problemas com interrupção já diminuíram em 44% até dezembro de 2022, e a expectativa é que sigam favorecendo a prestação do serviço de energia na região metropolitana de São Paulo, onde a Enel atua.
Alterações no estado do Rio
No Rio de Janeiro, aos problemas com estouro de transformadores vêm sendo umas das principais causas de interrupção da energia elétrica. Assim, o Plano Verão Enel RJ atenta-se especialmente a esta questão.
De acordo com a Enel, as principais causas do estouro de transformadores são a sobrecarga e a proximidade das árvores. O tempo de restabelecimento do serviço continua sendo de 8 horas, mas a orientação da empresa aos usuários é que comuniquem a falta de energia informando inclusive se, além de sua unidade, outras também foram afetadas.
Como cada transformador alcança várias unidades, a informação agilizará o atendimento, já que toda uma área será alcançada pelos reparos.
Além disso, o Plano Verão Enel prevê, no Rio, mais investimento em inspeção e manutenções preventivas através de veículos com câmeras especiais. 50 mil inspeções já foram realizadas com o auxílio desta nova tecnologia.
Enel Ceará e Goiás
A Enel, empresa italiana, atua em diversos países, incluindo outros na América Latina e Europa. Com o intento de saldar dívidas e concentrar seus investimentos na melhoria dos serviços, a empresa planeja a venda de várias participações. Uma delas é a do estado do Ceará, que deve acontecer ainda em 2023.
Já com relação ao Estado de Goiás, a situação do Plano Verão Enel 2023 está sob análise do Poder Público, haja vista as inúmeras denúncias recebidas de má prestação de serviço.
Ainda não há notícias decisivas sobre a situação da Enel no estado.