By Esgotecnica / Eletricidade / 0 Comments

Primeiros socorros em caso de choque elétrico

A gente sabe que com eletricidade não devemos brincar, mas, ainda assim, muitas pessoas preferem pagar o preço, colocando a própria vida em risco. Nessa hora, é sempre bom conhecer os primeiros socorros em caso de choque elétrico, que podem salvar um indivíduo eletrocutado e, é claro, proteger os demais à sua volta.

Primeiros socorros em caso de choque elétrico

A primeira dica antes de falarmos sobre como socorrer uma vítima de choque elétrico é: aja o mais rápido possível, porém de forma sensata e segura. O desespero só piora as coisas e pode fazer com que uma tragédia aconteça, então, por mais assustadora que seja a situação, é necessário agir com sabedoria e tentar manter a calma.

Desligue a fonte de energia

Um dos primeiros socorros em caso de choque elétrico é desligar o disjuntor geral de energia, interrompendo o fornecimento de corrente elétrica e, consequentemente, cessando o choque. Quanto mais tempo a pessoa for eletrocutada, maiores são os riscos à sua integridade física e não tem muito o que fazer a não ser realizar o desligamento da chave geral.

Não toque na pessoa eletrocutada

Aqui funciona como na velha história do salvamento de uma vítima que está se afogando: no desespero, alguém tenta salvar e acaba morrendo junto, infelizmente. Entre os primeiros socorros em caso de choque elétrico, não tocar na vítima é fundamental, a não ser que você utilize um pedaço de madeira ou esteja totalmente “isolado” com luvas e calçados de borracha.

Ligue para a emergência

Diante de uma situação como essa, ligue imediatamente para os bombeiros e também chame o SAMU, que sabem como lidar com vítima de choque elétrico. O ideal é que o atendimento chegue ao local com o máximo de urgência, não ultrapassando os 10 minutos de espera.

Avalie o estado da vítima

Continuando com os primeiros socorros em caso de choque elétrico, se a vítima estiver desacordada e uma vez que não há risco de terceiros serem eletrocutados, é preciso verificar os sinais vitais. Nos caso de parada cardíaca, comece a manobra de reanimação imediatamente (RCP), juntamente com respiração boca a boca, pois até os bombeiros ou o SAMU chegar, pode ser tarde demais!

Em situações nas quais a vítima está acordada, o recomendado é que a mesma seja mantida na posição horizontal, ou seja, sempre deitada. O choque elétrico pode causar danos internos e levar à inconsciência depois de alguns minutos, então, caso a vítima se levante e desmaie, há o risco dela bater a cabeça e se machucar.

Não coloque sua vida em risco!

É isso mesmo! Por que colocar sua vida em risco se você pode contar com um eletricista urgente 24 horas em São Paulo? Temos sempre um profissional disponível para atender ao seu chamado, seja na zona sul, norte, leste ou oeste paulista.

Fale agora mesmo com o Eletricista SRV, uma empresa de confiança, experiência e que oferece sempre os melhores serviços elétricos em SP. Estamos à sua total disposição!