As instalações elétricas estão presentes em diferentes ambientes e são fundamentais para o bem-estar e o uso de objetos no dia a dia. Praticamente tudo está ligado com a eletricidade atualmente. Portanto, é fácil entender a importância desses sistemas.
Vale lembrar que esses sistemas são bastante complexos e contam com uma série de fatores para garantir principalmente a segurança do imóvel. Como é de se imaginar, a eletricidade é extremamente perigosa e pode causar vários acidentes.
A Esgotecnica oferece para seus clientes soluções completas nem reparos da rede elétrica. Conte com nossos serviços 24h para ter tranquilidade e segurança completa!
Para ajudar ainda mais nossos clientes, estamos listando alguns dos problemas elétricos residenciais mais comuns.
Veja os tipos de problemas elétricos comuns em residenciais!
Problemas elétricos residenciais – Quais os principais
Existem diferentes problemas que podem acometer a sobrecarga da rede elétrica de uma residência e também de outros locais, como prédios comerciais e industriais.
Os problemas podem acontecer por diversos motivos. Entre os principais causadores estão a idade da rede elétrica, que pode estar desatualizada ou problemas de instalação.
Um outro causador muito comum é a não atualização da rede elétrica quando se tem novos equipamentos eletrônicos.
A rede elétrica é feita para suportar até um certo tipo de tensão. Quando é instalado um novo chuveiro por exemplo, é possível que ele exija mais energia do que o que a rede é capaz de suportar.
Isso causa uma série de problemas, incluindo alguns que vamos listar aqui:
Queda dos disjuntores
A queda dos disjuntores é um dos problemas elétricos residenciais mais comuns que encontramos. Esse problema é caracterizado pelo disjuntor que desliga depois de um tempo de uso.
Isso acontece geralmente ao usar equipamentos que exigem muito da rede elétrica, como o chuveiro ou o ar-condicionado. O disjuntor desarma depois de um tempo por causa do superaquecimento.
Esses equipamentos são desenhados para desligar ao superaquecerem. O superaquecimento pode ser causado por instalação com defeito, sobrecarga da rede ou simplesmente um parafuso mau apertado no disjuntor.
Quando esse problema se torna recorrente, é preciso investigar imediatamente o que está causando a queda do disjuntor.
Esse problema não pode ficar sem solução. O disjuntor desarma para evitar um curto circuito e o princípio de um incêndio.
Caso você deixe o disjuntor caindo sem achar a solução para o problema, eventualmente ele pode perder esse fator de segurança e acabar causando incêndios graves.
Disjuntores incompatíveis com a rede
Ainda em relação aos disjuntores, um erro comum é a instalação de equipamentos incompatíveis com toda a rede elétrica.
Caso a corrente nominal do disjuntor não seja compatível com a capacidade de condução da corrente, bem como dos cabos de eletricidade.
Isso quer dizer que é possível que uma instalação tenha um disjuntor com capacidade acima do que a dos condutores. Essa instalação incorreta acaba retirando a proteção da rede e podendo causar um curto circuito nos fios.
Problemas nos fios da rede elétrica
Como qualquer outro material, os fios usados na rede elétrica também acabam deteriorando com o tempo, principalmente se outros problemas foram detectados na rede. Com os danos nos fios elétricos, abre-se a possibilidade de curtos circuitos diretamente com a estrutura do imóvel.
Se a capa de PVC de um fio acaba quebrando ou rachando, o cobre poderá entrar em contato com a madeira de forros ou do telhado e pode iniciar um incidente.
Caso a sua instalação elétrica tenha mais de 10 anos, é necessário realizar uma inspeção para determinar como está a estrutura dos fios.
Rede desatualizada
Imóveis são feitos para durar muitos anos, mas com a rede elétrica não é a mesma história. Caso você tenha um imóvel antigo que teve a rede elétrica feita na época da construção, é importante atualizar os fios e o sistema.
Isso evita que a rede tenha superaquecimento, assim como adéqua a construção para as novas práticas de segurança exigidas pelo mercado.
Também é importante realizar uma atualização para trocar fios que possam estar com milimetragem errada ou desgastados.
Dicas para evitar problemas elétricos residenciais
O mais importante é sempre evitar esses problemas, já que eles trazem muitos riscos uma residência e para os equipamentos ligados à rede elétrica.
O importante é sempre evitar a sobrecarga da rede. Por isso, nunca instale equipamentos sem consultar um eletricista sobre a viabilidade da rede.
Também é importante evitar o uso de vários equipamentos em uma única tomada. Ao tomar esses cuidados simples, é possível evitar uma série de problemas graves.
Para garantir ainda mais segurança, entre em contato com um eletricista profissional. Se o problema parecer ser grave e que pode ser um risco para a sua segurança, desligue o disjuntor enquanto aguarda pelo devido atendimento.
Em São Paulo e região você pode contar com os serviços de Esgotecnica para garantir um reparo rápido e eficiente, com toda a segurança necessária para este tipo de sistema.
Contamos com profissionais altamente treinados e seguimos todas as normas para os reparos elétricos em residenciais.
Com a gente você não tem dor de cabeça.